Monografia
GEOMARKETING
O presente trabalho tem por objetivo compreender a correlação entre o perfil socioeconômico, as infraestruturas técnicas de circulação e comunicação e a localização dos supermercados. A cidade de Maringá ¿ PR foi escolhida como exemplo de investigação. A partir de técnicas de Geomarketing, o estudo analisa a lógica locacional das empresas com vistas ao sucesso do empreendimento econômico. O estudo da distribuição espacial desses equipamentos privados no espaço urbano é de fundamental importância, pois contribui para a compreensão da desigualdade no acesso aos principais bens de consumo diários. Através da construção de um sistema de indicadores, são mapeadas 11 variáveis de 4 dimensões, definidas com base em seu valor teórico e empírico para a pesquisa. Cada variável é mapeada e, em determinados casos, a Correlação de Pearson é utilizada como ferramenta de auxílio estatístico. Os resultados do trabalho nos permitem concluir que a maioria dos supermercados tende a se localizar próxima às maiores densidades demográficas, enquanto que os maiores supermercados tendem a se localizar próximos aos locais de maior renda. Por fim, este estudo visa contribuir com a área de Geomarketing no âmbito da ciência geográfica que, apesar de ter importância cada vez maior, ainda tem pouca expressividade na geografia brasileira.
Geomarketing Redes Técnicas Perfil Socioeconômico Supermercados Lógica Locacional
AGRIMENSURA
Português
2017
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA
PR
MARINGA
AUTOR(ES) DO TRABALHO: |
NOME: MATEUS
PRENOME: GROCHOSKI
SOBRENOME: FELINI
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ORIENTADOR(ES) DO TRABALHO: |
NOME: OSEIAS
PRENOME: DA SILVA
SOBRENOME: MARTINUCI
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